terça-feira, 10 de maio de 2011

Alimento proporcionando Saúde.


Município: Rebouças
Comunidade: Marmeleiro


No município de Rebouças (que visitamos dia 06 de maio de 2011) a produção predominante é a de feijão convencional (na qual se utiliza agrotóxico). Como a produção é em larga escala existem maquinas caríssimas que selecionam o feijão (tipo 1, 2, 3), limpam, e outras para a embalagem dos mesmos. São eficientes, pois processam muitas sacas de feijão por hora. Este meio de produção convencional, só pensa no lucro e na expansão da produção e não se importa com a saúde dos consumidores ou que impactos traz a natureza. No entanto, observamos em Rebouças na comunidade de Marmeleiro um meio de produção agroecológico o qual respeita o meio ambiente por não esgotar seus recursos naturais e se preocupa com a vida, por que tem a consciência de que o alimento que produzem para o consumidor tem o poder de proporcionar saúde.
Os agroecologistas de Marmeleiro estão em busca do resgate da utilização das sementes crioulas que são as nativas, sem modificações genéticas, são as consideradas por eles como “sementes fortes”, pois a cada colheita geram uma produção maior ao contrário das sementes transgênicas que produzem apenas uma vez, ou seja, suas sementes produzidas se replantadas já não geram uma produção satisfatória. Isto é claro, pois os interesses das multinacionais que vendem estas sementes transgênicas devido às chamadas patentes fazem os agricultores a cada nova produção ter de comprar novas sementes, que só tem um bom desenvolvimento com o auxilio da utilização de agrotóxicos ao contrário da produção das sementes crioulas livre destes produtos químicos. Eles conquistaram durante 1ano a formação de um banco de sementes crioulas com 82 tipos de feijão e 73 tipos de milho.
Conhecemos Acir Túlio, membro da comunidade, presidente da associação faxinalense e agroecologista há 13 anos. Vende seus produtos ao PAA e para o PNAE. Na comunidade existe um grupo intitulado “Aprendizes da Sabedoria” são pessoas que cultivam plantas que consideram ter efeitos medicinais.
Vendem para o PAA e para o PNAE: verduras (a maioria da venda), cebolinha, mimosa, amendoim, pêssego, laranja, cuca, pão, bolo, doce de abóbora (gila), batata doce.
Produzem: Crem (raiz forte), açafrão (fiquei na duvida se não é cúrcuma), gengibre, alecrim, manjerona, orégano, batata cara, vagem cumprida, beterraba, chuchu, cenoura, pêssego, jabuticaba, guabirroba, pitanga, cereja, mandioca, batata doce, abóbora (gila, mogango, pescoço), nhame, pinhão, feijão, milho crioulo, banana (pouca produção), tomate, leite, limão cebolinha.
Por Adriella Camila Furtado e Sandy Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário