domingo, 10 de abril de 2011

Primeiro Encontro com Agroecologistas e Faxinalenses

Município: Turvo.
Comunidade: Saudade.


Diante de uma realidade totalmente diferente do meio urbano no dia 08/04/2011 tivemos o primeiro encontro com agricultores no Faxinal de Saudade localizado em Turvo. Durante a ida para a comunidade através de diálogos interdisciplinares fomos descobrindo como funciona um sistema faxinalense, a importância da agroecologia, isto tudo em meio a paisagens tristes compostas por plantações de monocultura (principalmente de soja, pinus e eucaliptos) aliadas a um domínio assustador de terras por grandes fazendeiros.

Muitos hectares das terras faxinalenses foram sendo perdidos para os grandes fazendeiros com as desculpas do agronegócio e do desenvolvimento. Entretanto os faxinalenses cada vez mais estão tomando posse ou pelo menos lutando por seus direitos e buscando preservar o que já tem. Por defenderem a vida também, além de faxinalenses são agroecologistas em razão de terem a consciência de que o alimento por eles produzidos leva a vida às pessoas já que não utilizam agrotóxicos pelo fato de considerarem estes venenos, que realmente o são.
Ao chegarmos à comunidade fomos acolhidos com imenso carinho. A reunião iniciou-se com a realização de uma reflexão, por meio da mística conduzida pelos faxinalenses, realizamos uma dinâmica de apresentação na qual cada agricultor dizia seu nome e um alimento com o qual se identificava e o porquê, a maioria dos alimentos citados eram aqueles que os próprios agricultores produziam. Segui-se com uma conversa a respeito do sistema faxinalense iniciado por Oswaldo e com a interação dos faxinalenses que explicavam o que é o faxinal com suas palavras simples de fácil compreensão demonstravam pelo jeito de falar como o faxinal é importante para eles, é a vida daqueles agricultores, é um valor passado de geração a geração. O faxinal é um pedaço de terra onde esses moradores que fazem parte d comunidade tem um criador comum, ou seja, é um lugar onde não existem barreiras para a plantação e para a criação de cada agricultor familiar, não existem cercas, palanques, dividindo nada a terra é usada por todos o que impera no faxinal não é o individualismo mas sim o cuidado, a amizade, a igualdade, a solidariedade, a preservação da mata, e como agroecologistas o cultivo dos alimentos sem o uso de agrotóxicos.

Na parte da tarde foram passadas informações aos moradores sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) por experiências reais sobre o assunto Andréia nutricionista do município de Inácio Martins guiou este momento da reunião. Também se realizou a abordagem sobre Boas Práticas de Fabricação (BPF) pela nutricionista Camila Sampaio da UFPR, e houve a finalização com um quis a respeito do que havia sido explicado sobre BPF perante o qual os agricultores interagiram dando as respostas.


Alimentos produzidos na comunidade de Saudade:
Pinhão, Abóbora (excedente), Laranja, Mandioca, Alface, Couve, Chuchu, Pêssego, Pêra, Figo, Leite e Beterraba.

O que eles já processam: 
Biscoito, Pão, Cuca, Cangainha (Joelinho-salgado), Compotas de pêssego, pêra e figo. Queijo, conserva de pepino, cenoura, beterraba, doce de leite, requeijão e manteiga.


Por Adriella Camila Furtado e Sandy Souza